About Me

Minha foto
Pedacinho d'eu mas o que importa mesmo é o todo de minha alma... ...Eu ando pelo mundo Prestando Atenção... I've been walking in the world paying attention...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Só de Sacanagem


Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até hábeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.
Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!
Por Elisa Lucinda
Você já desistiu do Brasil?

4 comentários:

vinialves disse...

Seja bem vinda ao blog, gata.
Adoro esse texto. Na época dos escândalos, malas, cuecas, ele veio muito bem a calhar!
É realmente difícil ser honesto no Brasil... Isso mesmo, é difícil ser honesto. O sistema lhe leva à corromper-se sempre. O texto é inteligentíssimos nisso; a sacanagem é ir contra o sistema, é ser honesto!
Passaria um dia inteiro falando do texto! [risos!]
Enfim, boas vindas dadas!

Vini

Marcelo Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Mendonça disse...

Elisa Lucinda Maravilhosa. "Levar vantagem" é o triste lema dos brasileiros, desde as pequenas coisas...mas se pelo menos uma pessoa pensa diferente, já me dá esperança e vontade de continuar no caminho da honestidade.

Vitoria disse...

Não desisto do mundo...tanto faz o local...agora é o Brasil a minha pátria e não desisto,não.:))
Obrigada pela visita às teclas.bjj