About Me

Minha foto
Pedacinho d'eu mas o que importa mesmo é o todo de minha alma... ...Eu ando pelo mundo Prestando Atenção... I've been walking in the world paying attention...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

PAIOL

Era uma vez, uma menina chamada Ester, este é seu nome ocidental, já que mora no condado de Orange, grande Los Angeles, California, esta mulher é nascida na Corea, foi criada nas Filipinas, e veio a bastante tempo para os Estados Unidos, aqui é professora de English como Segunda Língua, casada com um brasileiro de Minas Gerais, e tem dois filhos, Leilane 4 anos, e Ezequiel 2.
Esta menina mulher, tem uma estatura média, tem uma alegria de criança, e ninguém que a olhe diz que ela é tão inteligente, mas é preciso dizer, que Ester aprendeu português em um ano e meio, sabia espanhol, e conversava com seu namorado em espanhol, então agora fala ao menos 5 línguas. Incrivél? Você ainda não viu nada.
Ela conversa com seu filhos em coreano, vira-se e explica em inglês aos amiguinhos das crianças, depois vai e conversa com seus amigos da igreja, todos brasileiros em português. Para quem estuda ou sabe uma outra língua que não a sua, aprendida em casa, a pior parte é falar sem misturar as palavras, e no fim acabasse por falar um pouquinho de cada. Isto que Ester faz naturalmente é uma coisa quase impossivel, a outras pessoas, será que é o gene oriental, creio que sim. Sua filhinha diz a Babá, quero ficar Tededa (Tereza), e em contrapartida diz a sua mãe, em coreano, mamãe quero ficar, enquanto isto vai traduzindo, pra Tereza que precisa ir, porque já está tarde.
Numa brincadeira com o Jogo Imagem e Ação, todos animados deduziam e chutavam as palavras ou frase para seu grupo, enquanto alguém do grupo desenhava, uma das pessoas resolveu desenhar cada um dos desenhos para uma silaba, ficando assim mais facil de adivinhar, quando grita Ester PAIOL...Não, não pode ser, ela Coreana descobriu e nós nem pensamos nesta palavra, ela disse eu fui pelas silabas, não sei o que quer dizer paiol, mas disse, com todas as letras, e na pronuncia correta, todos ficaram bobos.
Em uma conversa alguém perguntou:
_ Ester seu marido entende quando você fala com as crianças em Coreano, porque ele diz que entende, quando você diz vai com o papai, ou o papai não vai gostar.
Ela responde - Ele não entende nada. Mas se quisesse aprender, ele aprenderia, quem quer se esforça e aprende.
E então Ester serviu de exemplo, e foi inteligente para Sempre.

Nenhum comentário: